domingo, 17 de fevereiro de 2008

Planeta Diário



Prédio é implodido em menos de 5 segundos em SP

Brasil - 10h43 - Prédio de 16 andares é implodido na região de Pinheiros, em São Paulo. Foram usados 175 kg de explosivos e o imóvel caiu em menos de 5 segundos. O edifício foi destruído porque o novo proprietário quer construir outro imóvel no mesmo local.

Um prédio de 16 andares foi implodido, na manhã deste domingo, no bairro Brooklin, em São Paulo. Foram usados 175 kg de explosivos e o imóvel caiu em menos de 5 segundos.

O edifício fica na avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, na altura do número 1.400. Sem abalo nas estruturas, o prédio foi destruído porque foi vendido e o novo proprietário quer construir outro imóvel no mesmo local.

O barulho da implosão pode ser escutado a três quadras do local. A Defesa Civil isolou uma área de 150 m na região do prédio.



SP - Brasil: Comerciante e moradora recorrem ao PCC.
Cansado de ver sua mercearia furtada três vezes em dois meses, o comerciante A. P. R, 56 anos, de Araçatuba, desistiu de procurar a polícia e chamou o ladrão. Na semana passada, ele conversou com um jovem que freqüenta o bairro e um dia depois, recebeu de volta o rádio-relógio, a TV, R$ 89,00 e a porção de mercadorias furtada do seu estabelecimento.

"Das outras vezes a polícia não conseguiu reaver nada", disse ele. "Eu nem ia à polícia, mas lembrei que da outra vez, esse rapaz me disse que se eu quisesse, ele poderia me ajudar. Eu aceitei", contou o comerciante. Segundo a PM, o rapaz que ajudou o comerciante já foi preso por uso de entorpecente e é suspeito de traficar drogas no bairro. O comerciante disse desconhecer a atividade do jovem que o ajudou.
"Nos bairros onde há o domínio dos traficantes, eles não querem a polícia nem a revolta dos moradores, porque senão o tráfico não rende o dinheiro esperado. Por isso é comum eles se fecharem com os moradores, mas isso acontece até mesmo sem ser o PCC", disse o delegado Antonio Mestre Filho, diretor regional do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-5).
Numa outra cidade, de 30 mil habitantes, no oeste de São Paulo, os militantes do PCC decidiram socorrer a moradora de um bairro que teve a casa furtada. "Ela nos contou que tinha sido furtada e decidimos ajudá-la", conta C. M. O., 26 anos, que atua como "disciplina" na cidade. "Disciplina" é um coordenador do PCC encarregado de cuidar das tarefas da facção, como tráfico, recolhimento do dízimo e, como o próprio nome diz, da disciplina dos "irmãos", como são chamados os militantes da facção (PCC).
"Recuperamos tudo para ela e ela até queria nos pagar, mas não aceitamos", conta C.M.O. Para ele, "os moradores procuram o 'partido' porque não acreditam que a polícia possa ajudar", diz. Segundo ele, a moradora chegou a procurar a polícia, que não encontrou os autores do furto.
"Nós o encontramos e demos advertência para o moleque, para ele nunca mais ir ao bairro, pois atrapalha nossos negócios, atrai a polícia; da próxima vez, damos um corretivo nele", contou.

Chico Siqueira
Direto de Araçatuba para o Planeta Diário.


[Só uma coisa...]
Uma vez eu li em uma minissérie da DC Comics chamada “Crise Infinita: Vilões Unidos” que os bandidos estavam formando uma “sociedade” só deles. E um desses bandidos ameaçou o diretor de uma prisão e o forçou a solta-lo [ele saiu pela porta da frente]. Antes de sair, o bandido disse: “Sabe qual é a diferença do meu pessoal para o seu? É que o meu pessoal não tem um lugar para trancar o seu quando vocês pisam na bola com a gente.”
Depois de ler essa notícia [que não é novidade nem em SP nem aqui no RJ] dá para perceber a merda que está se formando.
Como disse o chefe de polícia da RJ uma vez, “Se eles quiserem descer do morro, eles tomam tudo aqui embaixo.”




Dinamarca - 13h22


Colégio de Copenhague é alvo de incêndio provocado por jovens. Uma onda de ataques a prédios públicos começou no país após a republicação das charges do profeta Maomé.



Alemanha - 12h32


O prédio de uma seguradora é implodido na cidade de Dortmund. A explosão do imóvel foi controlada.



Kosovo - 12h07
Parlamento aprova independência de Kosovo


O primeiro-ministro Hashim Thaci (terceiro à direita) lê discurso durante sessão especial do Parlamento que declarou a independência do país, na capital Pristina. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo", afirmou Thaci.

O Parlamento de Kosovo aprovou a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro Hashim Thaci durante uma sessão especial neste domingo na capital, Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.

Durante a sessão, o primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, afirmou que"muitas pessoas se sacrificaram para que a independência se tornasse realidade e esperamos por este dia durante muito tempo". "Kosovo é independente, soberano e livre", disse Thaci. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo".
Ele garantiu que o país irá obedecer aos preceitos da ONU (Organização das Nações Unidas) e das leis internacionais e pediu o reconhecimento da comunidade internacional.
O premier afirmou ainda que a nova república terá boas relações com a Sérvia. Thaci assegurou que os direitos da minoria sérvia serão respeitados com a independência. "Todas as comunidades terão um papel importante na construção da nação, não há lugar para medo e discriminação em Kosovo. Qualquer ato de discriminação, principalmente contra as minorias, será removido das nossas instituições e do nosso Estado".
Milhares de kosovares saíram às ruas para comemorar o anúncio da independência do país. O governo preparou shows para a população e oito toneladas de fogos de artifício serão usadas nas celebrações. Thaci vinha dando indicações de que a independência seria declarada neste final de semana e milhares de kosovares de origem albanesa já comemoravam a decisão desde a madrugada.
Quando assumiu o poder, em dezembro passado, Thaci, ex-guerrilheiro que lutou contra a Sérvia entre 1998 e 1999, afirmou que a independência da província seria uma das primeiras medidas do seu governo.

Opositores
Os governos da Sérvia e da Rússia já haviam afirmado que não reconheceriam a independência de Kosovo. No juramento de posse para o segundo mandato no cargo, o presidente eleito da Sérvia, Boris Tadic, prometeu nunca desistir da luta pela província, considerada o coração religioso e cultural do país.
A declaração foi reforçada por outra, do primeiro-ministro Vojislav Kostunica. Ele pediu aos sérvios que vivem em Kosovo que não abandonem o território e disse que eles têm o direito de ignorar qualquer proclamação de independência.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que seria ilegal e imoral a comunidade internacional reconhecer a independência da província. Além da Rússia e da Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro também são contra a independência.

Bálcãs
A população dos Bálcãs está acompanhando de perto os eventos no Kosovo e as consequências que a independência da província poderá trazer para a região. A Albânia e a Eslovênia devem ser os primeiros países a reconhecerem a independência.
Já a Macedônia e a Bósnia devem hesitar em reconhecer a ruptura, pois também sofrem com problemas de separatismo étnico.

BBC Brasil



Itália - 10h10


Modelo desfila em passarela coberta com neve artificial durante apresentação da coleção outono/inverno da grife Blugirl, em Milão. [Se ela tivesse escorregado isso seria mais interessante.]



Suíça - 9h16


Modelos usam casacos de pele e vestidos curtos para promover marca russa de vodka antes de corridas de cavalo na neve, em St. Moritz.



Afeganistão - 7h44
Explosão mata ao menos 80 pessoas no Afeganistão


Policiais inspecionam área de atentado realizado durante uma rinha de cachorros que provocou a morte de pelo menos 80 espectadores das disputas, na localidade de Kandahar. A bomba explodiu em meio ao público.

Uma bomba explodiu enquanto uma multidão estava reunida para assistir a uma luta de cachorros na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, neste sábado. Segundo as autoridades afegãs, o incidente deixou pelo menos 80 mortos e dezenas de feridos, entre eles um chefe da polícia local e oficiais do governo.

O prefeito da província de Kandahar, Asadullah Khalid, afirmou que suspeita que o ataque tenha sido um atentado suicida e responsabilizou o Talebã. Segundo ele, este teria sido o atentado mais violento praticado pelo grupo no Afeganistão desde a queda do regime do Talebã, em 2001.

Na semana passada, o prefeito da província de Kandahar sobreviveu a uma explosão contra sua vida. Um porta-voz do ministério do Interior não confirmou que a explosão seria um atentado. Ele afirmou que "se trata de uma bomba, mas não sabemos se foi um ataque suicida".

Talebã
De acordo com um correspondente da BBC em Cabul, Jon Brain, o ataque deste domingo tem todas as características dos insurgentes do Talebã. Ele afirma que os insurgentes têm uma presença significativa na região do ataque, onde realizam vários atentados suicidas e causam explosões nas estradas.

Os insurgentes afirmam que conseguem operar livremente em todo país e que expandiram sua área de controle inicial na terra natal, ao sul do Afeganistão.

Em junho passado, um porta-voz do Talebã, Zabiyullah Mujahed, disse em entrevista à BBC que o grupo estaria modificando suas táticas no Afeganistão para aumentar o número de ataques na capital, Cabul. Em 2007, a violência no país atingiu o nível máximo desde a queda do Talebã.

BBC Brasil



Coréia do Sul - 7h21


A medalhista de ouro, a japonesa Mao Asada, faz sua apresentação durante o Campeonato Internacional de Patinação entre Continentes, em Goyang, oeste de Seul. [Boa foto, ângulo errado.]



Japão - 8h12


Macaco-japonês brinca com filhote em águas termais na localidade de Jigokudani. Os animais procuram as fontes para escapar do frio rigoroso.



Iraque - 8h43


Um homem empurra o seu carro após ele ser danificado durante um atentado suicida em Bagdá. Pelo menos três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas quando uma mulher acionou uma bomba no distrito central de Karrada.



Paquistão - 6h37


A polícia inspeciona os destroços de um ônibus na província de Punjab. O ônibus de passageiro desviou para fora de uma ponte durante uma ultrapassagem. Quatorze pessoas morreram e 31 ficaram feridas.



Nova Zelândia - 6h15


A equipe de resgate analisa os destroços de uma aeronave de Cessna após ter se chocado, no ar, com um helicóptero próximo ao aeroporto de Paraparaumu, em Galocha, na Nova Zelândia. Duas pessoas morreram durante a colisão. Após o choque, o helicóptero bateu no telhado de uma loja de ferramentas.



Coréia do Norte - 2h49


Um sul-coreano participa da primiera competição de trenó canino em Monte Kumgang, na Coréia do Note. Aproximadamente 35 equipes estão inscritas na disputa. Os corredores precisaram instalar rodas em seus trenós devido a falta de neve na região. A disputa tem como paisagem a cordilheira de Diamante.



Estados Unidos - 1h37


Dwight Howard, jogador do Orlando Magic, comemora vestido de Superman após vencer a competição Slam Dunk no All-Star Game da NBA, em Nova Orleans, Louisiana.



Japão - 0h13


Mais de 30 mil competidores lotam a pista de corrida em frente ao Escritório Metropolitano do Governo em Tóquio para a largada da Maratona 2008.



Ciência: Planta carnívora pode ser também medicinal.
Pesquisadores descobriram nas plantas carnívoras enzimas que podem ser úteis no controle de infecções.



As plantas carnívoras não são os primeiros organismos que vêm à mente em termos de pesquisa para produtos médicos. Mas, em uma empreitada que se assemelha à ficção científica, pesquisadores estão descobrindo nos fluidos digestivos das plantas carnívoras angiospérmicas enzimas que podem se provar úteis no controle de infecções.
A maioria das plantas sustenta o próprio crescimento absorvendo nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio do solo. Mas para aquelas que têm o azar de viver em regiões nas quais faltam esses nutrientes ao solo, arranjos alternativos se desenvolveram - como a presença de órgãos capazes de apanhar, matar e digerir insetos.

Alguns desses órgãos se desenvolvem em forma de bocas espinhentas que se fecham em torno de insetos desprevenidos que pousem nas plantas. Algumas se desenvolvem como folhas aparentemente normais recobertas de uma gosma, que funciona mais ou menos como o papel pega-mosca.

Ainda outras, como no caso das estruturas apresentadas pela planta Nepenthes alata, são como que jarras escorregadias que funcionam como mundéus, ou armadilhas de caça. A Nepenthes alata usa uma combinação de cores brilhantes e um aroma adocicado com o objetivo de atrair insetos para dentro de sua "jarra", cujas paredes escorregadias e fossa interior repleta de um fluido ácido aprisionam e matam as vítimas.

Pesquisadores há muito imaginavam que o fluido contido na porção inferior da armadilha contivesse enzimas digestivas. Pesquisas anteriores confirmaram a suposição, mas ninguém sabia exatamente de que enzimas se tratava. "A digestão das plantas dessa ordem vem sendo ativamente estudada há mais de 150 anos, e ainda não sabemos como ela funciona (porque) se trata de um processo altamente complexo", afirmou Chris Frazier, da Universidade do Novo México em Albuquerque.

Agora, Naoya Hatano, do Instituto Harima, em Riken, e Tatsuro Hamada, da Universidade da Prefeitura de Ishikawa, no Japão, identificaram sete proteínas no fluido da planta carnívora. As planas carnívoras eram cultivadas em seus laboratórios, e eles recolhiam os fluidos de plantas recém-abertas para impedir contaminação pelos insetos que elas capturam.

Os cientistas utilizaram uma eletroforese com gel de poliacrilamida para separar as proteínas, e um espectrômetro de massa para identificar que espécie de enzima essas proteínas tinham mais probabilidade de constituir.

Algumas das enzimas que encontraram eram pouco familiares. Eles então realizaram buscas em bancos de dados de proteínas para localizar enzimas com estruturas semelhantes, e perceberam que algumas delas provavelmente não tinham qualquer função digestiva.

Proteínas protetoras
Hatano e Hamada constataram que, embora três das enzimas parecessem certamente capazes de funcionar como agentes de digestão de insetos, as demais provavelmente desempenhavam um papel na preservação das presas, porque estavam estreitamente relacionadas às enzimas que previnem infecções por fungos e bactérias, em outras plantas. O relatório do trabalho dos pesquisadores foi publicado pelo Journal of Proteome Research.

O conceito de enzimas preservativas como parte dos sucos digestivos pode não fazer sentido à primeira vista, mas essas plantas consomem insetos de maneira muito lenta, de modo que competem com as bactérias que crescem nos insetos e roubam nutrientes às plantas, explicou Hamada. Cobrir a presa com enzimas antibacterianas mantém porção maior do inseto para consumo da planta, que pode aproveitar seus nutrientes mais tarde.

"Essas enzimas poderiam ser úteis na prevenção de infecções por fungos e bactérias", diz Hamada. Mas novas pesquisas são necessárias a fim de determinar como aproveitar plenamente seu potencial na agricultura e medicina, acrescenta o pesquisador.

"Determinar se as bactérias e fungos serão úteis ou prejudiciais à digestão continua incerto", aponta Frazier. Como as bactérias nos intestinos humanos, elas poderiam estar auxiliando o processo digestivo. As novas proteínas talvez sirvam para imitar a atividade microbiana, como sugere Hamada, mas é igualmente possível que tenham alguma outra função que até o momento não foi compreendida, ele aponta.

"Saber que elas estão lá, no entanto, é um grande passo... Precisamos agora descobrir a que função elas servem", acrescenta Frazier.

Matt Kaplan
para o Planeta Diário.




Quando você chega perto, o bicho não tem tantas cabeças quanto você imaginava...

Um comentário:

Karoline disse...

Eu li e agora quero a minha balinha de gafanhoto :D
(e nada de manuscrito broo*)

:***, Rafa! S2