terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O Pequeno Príncipe




"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
Antoine de Saint-Exupéry.

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos"
A raposa.




Um livro infantil escrito para adultos. Sim, pois além de agradar as crianças, ele também tem a incrível capacidade de fazer os adultos retornarem à infância, relembrando coisas simples, mas importantes, que deixamos de lado quando crescemos. Talvez esse sentimento de nostalgia explique o sucesso que o livro fez, e ainda faz, em todo o mundo. Diz-se que depois da Bíblia, é o livro mais traduzido (170 línguas ou dialetos), o livro francês mais vendido (cerca de 80 milhões de exemplares), além de inspirar filmes, peças, músicas etc. O livro e o autor até possuem um
museu no Japão.



Mas o que há de tão especial nesta fábula infantil?
Publicada em 1943 nos Estados Unidos (o autor era refugiado da 2ª Guerra Mundial) conta a história de um principezinho que mora em um planeta do tamanho de uma casa. Ele resolve partir em uma jornada que o leva através de vários planetas até aterrissar na Terra. No caminho conhece vários personagens peculiares, como o rei, o vaidoso, o bêbado, o empresário, o acendedor de lampiões, o geógrafo, a serpente, a raposa, o vendedor, o manobreiro e o aviador. Todos eles têm algum ensinamento (bom ou mau) a repassar ao pequeno príncipe, assim como ele tem lições a ensinar a cada um desses.

As interpretações das passagens do livro são tão diversas que seria praticamente impossível enumerar todas elas. Isso acontece porque cada um interpreta conforme o seu íntimo, como que aplicando a regra que a raposa disse ao príncipe: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos". Se ora sorrimos em uma passagem do texto, ora ficamos pensativos em outra. Algumas carapuças servem, outras não. Talvez amanhã as primeiras já não nos caibam, e as últimas sim.



A tradução brasileira é de Dom Marcos Barbosa. O livro pode ser lido online no site http://opequenoprincipe.50webs.org, inclusive com algumas ilustrações do autor.


O autor, Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry, ou somente Aintoine de Saint-Exupéry, foi escritor, ilustrador e aviador durante a 2ª Guerra Mundial. Faleceu em 1944 quando o seu avião caiu no Mar Mediterrâneo. Em 2004 foram encontrados os destroços do avião, mas não o seu corpo. Talvez acontecera com ele exatamente o que escreveu sobre o pequeno príncipe: "Tenho certeza que ele voltou ao seu planeta, pois, ao raiar do dia, não encontrei o seu corpo. Não era um corpo tão pesado assim... E gosto, à noite, de escutar as estrelas".

Texto de Jefferson Luiz Maleski





Cenas do filme:


“Desenha um carneiro pra mim?”



A Raposa




“Então pra que servem os espinhos?”





O antigo desenho animado “The Little Prince” [em inglês]


Parte 01




Parte 02




Parte 03




Acho que esses não tiram como fizeram na postagem sobre o segundo episódio de Lost...

Nenhum comentário: