quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Descoberta espécie de peixe em mina de urânio



Terça, 26 de fevereiro de 2008.

Descoberta espécie de peixe em mina de urânio.

Cientistas australianos anunciaram hoje a descoberta de uma nova espécie de peixe de água doce, que foi vista pela primeira vez há duas décadas nadando em uma mina de urânio, informa a agência Reuters.

A espécie de carpa, batizada de Hypseleotris barrawayi, foi encontrada por um biólogo em 1988 dentro de um poço de urânio do Parque Nacional Kakadu, no Território Setentrional, norte da Austrália.

Helen Larson, pesquisadora de um museu da região, explicou que "o animal se difere das outras carpas porque possui possui barras verticais no corpo e as barbatanas dorsais têm listras horizontais com as cores azul, preta e vermelha". Além disso, o peixe tem listras com manchas escuras na cauda e uma linha preta na base peitoral.

Segundo ela, o peixe habitava as regiões mais profundas do rio Katherine, mas provavelmente foi carregado pela correnteza até os poços de urânio durante as chuvas de monções.

Um programa de reprodução teve início na tentativa de garantir a sobrevivência dos exemplares menores que, quando chegam na fase adulta, podem medir o tamanho de um dedo polegar humano.

Para Dave Wilson, um pescador local, "o Barraway é um peixe pequeno, raro e muito atraente para se criar em aquários". De acordo com ele, é muito difícil reproduzí-lo em cativeiro, já que durante sua fase inicial de vida necessita de um determinado tipo de movimento para aprender a se alimentar.

O programa de reprodução poderá ajudar na conservação da espécie e facilitar a criação em cativeiro.

Nenhum comentário: