terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Toyman [O Homem-Brinquedo]


Outro dia eu estava lendo a minissérie “Justiça” [que diga-se de passagem, o Alex Ross está fazendo um trabalho do cacete na pintura] e comecei a pensar: e esse tal de Homem-Brinquedo aí?.. Tem mesmo um cara dentro dessa roupa? Se é que isso é uma roupa...
Porque vejam bem... esta foto é de um boneco que é exatamente, sem tirar nem por, como ele é nos quadrinhos. O que me fez perguntar quem seria o faquir capaz de entrar numa roupa dessas? Quando eu era pequeno fui ao circo e vi uma menina chinesa entrar numa caixa que parecia ser do tamanho da cabeça dela. Mas aqui é diferente. Percebam que o lugar onde deveriam estar as partes íntimas do sujeito não existe.
Tem três hipóteses:
1ª. Não tem gente ali e o cara controla a distância.
2ª. O cara é capado. E além de capado não tem da cintura pra baixo. E além disso é mais magro do que o cara mais magro do mundo, porque para entrar nessa roupa...
3ª. E a mais lógica, é claro... Ele está lá dentro sim. Mas na verdade ele é um anão. E controla o traje com dispositivos parecidos com aqueles que o etezinho do MIB controlava o corpo do joalheiro.





E já que o papo é sobre anão vilão... pensando bem, tem muito por aí...

Tem o Mimi Me...




O Chaves...



E esse que vocês não conhecem, mas que é meu vizinho e cedeu a foto do dia da sua festa de Primeira Comunhão. Este é o Danielzinho Demente e isso espalhado na camisa dele é o pai... ou o que sobrou dele. Ao fundo um tio bêbado todo sorridente já que devia uma grana preta ao irmão. Coisas de família, sabe como é... não vamos nos meter...




...



[na real]

E já que eu comecei falando nele, queria dizer que a imagem do boneco usada aqui é da coleção “Justice” baseada na minissérie em 12 edições de mesmo nome que, no Brasil, está perto do último capitulo.
Este personagem é baseado em um segundo Toyman ou Homem-Brinquedo chamado Jack Nimball.

Vários criminosos assumiram o nome Toyman nas histórias do Super-Homem.
.
.

.

O primeiro foi Winslow Schott. Ele possui um arsenal na forma de brinquedos de criança. Winslow era filho de um fabricante de brinquedos que teve sua loja “tomada” por gangsters para ser usada como fachada para suas operações ilícitas. Quando a policia desmantelou todo o esquema, o pai de Winslow foi preso, e ele foi mandado para um orfanato barra pesada onde sofreu inúmeros abusos e sua sanidade mental foi pro ralo. Quando cresceu, Winslow Schott palnejou seu primeiro crime. Mas na cidade errada. Como eu falei, em Metrópolis tem aquele cara que vê tudo e sabe de tudo. Seu primeiro crime depois de tanto sofrimento foi impedido pelo Super-Homem. Desde esse episodio, Winslow Schott passou a odiar o Azulão.

A primeira aparição do Homem-Brinquedo Wislow Schott fora dos quadrinhos foi em 1966, quando participou de um episódio de “As Novas Aventuras do Superman”.

A segunda aparição de Winslow Schott na TV foi nos anos 90, quando participou do desenho “Superman - A Série Animada”. No desenho, sua cabeça era coberta por uma máscara que parecia um cabeção de boneco. Nessa versão, ele buscava vingança contra Bruno Manheim, o criminoso que fraudou seu pai. Quando Super-Homem o impede de fazer isso, ele também lhe jura vingança.


No desenho da Liga da Justiça, Winslow faz parte de um grupo liderado por Vandal Savage que tenta matar o Azulão. Em Liga da Justiça Sem Limites, ele é um importante membro da Legião do Mal, que no desenho é comandada pelo Gorila Grodd e posteriormente por Lex Luthor que toma o poder da Legião dando um tirambaço nos peitos do gorila.
.
.
.

.

Jack Nimball foi o segundo bandido a assumir este codinome. Ele faz quase a mesma coisa que Winslow faz e seu uniforme é como o que os bobos-da-corte usavam. Ele aparece logo depois que Winslow abandona a vida de criminoso. Mas como todo malandro, teve vida curta. Na revista “Superman vol.1 305” ele é morto pelo próprio Winslow Schott que reassume seu velho codinome.
Esse era o Homem-Brinquedo do antigo desenho dos Superamigos. Nesta série, Toyman fazia parte da Legião do Mal que era comandada por Luthor dentro daquela cúpula que ficava em um pântano misterioso...

.

.


.

E finalmente o terceiro que eu só ouvi falar uma única vez na vida. Um nerd japa chamado Hiro Okamura que se intitula Toyman apareceu em “Superman 177” em fevereiro de 2002 [ou foi em alguma “Superman/Batman”?], alegando que Metalo [aquele ciborgue psicopata que é movido à base de kryptonita] foi construído com uma liga metálica que foi roubada de seu avô. Depois eles começam a ir mais com a cara do moleque, já que ele destruiu um meteoro de kryptonita que vinha na direção da Terra. Mas isso é só um detelhe...

Nenhum comentário: