terça-feira, 20 de outubro de 2009

E viva a humanidade













E no meio dessa confusão toda você vê isso...




Queria aproveitar a deixa para corrigir uma coisa que vem me incomodando há muito tempo. Desde que escrevi isso aqui:
"Mas 10 ou 15 anos quando? Ninguém sabe até quando vai viver. Isso não está no nosso controle, não depende totalmente do nosso estilo de vida. Voltarei a comer carne loucamente. Isso vai diminuir o meu tempo aqui? Talvez sim, talvez não...

Quero a minha cota!

Em média um ser humano normal comerá 4 vacas, 15 porcos, 21 ovelhas, 1.200 frangos, 13.345 ovos, 4283 pacotes de pão, 5272 maçãs, 10.200 cenouras, 10.000 barras de chocolate, uma banheira de feijao... e por aí vai! Nada de vegetarianismo pelos animais. Quem mandou serem tão gostosos? Sejam onívoros!"


O idiota que escreveu isso não sabia muito bem do que estava falando.
Às vezes eu paro pra tentar entender o que me fez pensar dessa maneira e acreditar que isso era o certo quando está na cara que essa foi a coisa mais escrota que eu já escrevi nesse blog mesmo em uma época tão auto-destrutiva como foi aquela. Eu poderia apagar, consertar a postagem, mas vou deixar ela lá. Quero que essa pedra fique no meu sapato para que eu sempre lembre que eu já fui assim. Que eu já tive um padrão de pensamento que nem eu entendo hoje em dia [mesmo que a postagem tenha pouco mais de um ano] e devo ser mais tolerante com certas coisas.

Hoje eu credito em cinco liberdades básicas que devem ser aplicadas à animais humanos ou não:
1. Livre de fome, de sede e de má nutrição;
2. Livre de medo e de perigo;
3. Livre de desconforto físico e térmico;
4. Livre de dor, ferimento e doença;
5. Liberdade para expressar padrões normais de comportamento.

Acho que vai fazer um ano que eu parei de comer carne. De qualquer espécie. Não parei porque queria ter uma vida mais saudável [como tentei antes], mas parei por ética. Pra alguns vai parecer idiotice, para outros pode ser aceitavel... mas já pararam pra pensar que estamos matando e comendo outros animais sem nem ao menos pensar a respeito. Eles não podem se defender e estão sento vítimas silenciosas dos nossos prazeres desnecessários.



Menos carne, menos uso de água, menos desmatamento [pasto], menos emissão de gases do efeito estufa [a pecuária (peidos e arrotos de vacas) emite mais gases do que todos os veículos do mundo juntos]... é meio lógico.
Se acha que matar animais não é cruel, faça por você. Seja egoísta. Parar de comer carne [todas as pessoas juntas] é o equivalente a plantar bilhões e bilhões de árvores. Faça pelos seus filhos.
Eu li em algum lugar que um onívoro dirigindo um carro elétrico polui mais do que um vegetariano dirigindo um carro grande a gasolina. É estranho, mas é verdade. E a produção de 1kg de carne causa tanto impacto quanto sair pra dirigir um carro por 3 horas esquecendo todas as luzes da tua casa acesas. Então antes de ficar apontando dedos pros carros, olhe pro seu prato e se pergunte se tem algum direito de reclamar de algo.

Se for para eu querer a minha cota nos números daquela postagem infeliz, fico com as maçãs e as barras de chocolate.

Nenhum comentário: