Tem um email chegando pra todo mundo aí dizendo que mais de 80 pessoas contraíram Doença de Chagas [aquela do barbeiro] comendo feijão contaminado de uma cooperativa que ninguém nunca ouviu falar.
Você lê o email e realmente acredita naquilo, pois se trata de uma doença muito perigosa. Aí você, como boa pessoa, repassa pra todos os seus amigos para que ninguém pegue a doença e coisa e tal...
Mas se você pesquisar no Google, a cooperativa COOVENF só aparece em sites que falam do tal email e a UNIUPS-GO [Universidade Ubirajara Pereira de Souza de Goiás] NOM ECZISTE!
Aí, depois que todo mundo já está desesperado e com o complexo de herói lá em cima, eles falam que a matéria foi divulgada em sites de agricultura [QUAIS?], mas que misteriosamente foi tirada do ar [aí entra o Complexo de Mulder em ação e nos cega mais ainda pro tamanho da mentira] e que foi divulgada pela mídia especializada [QUAL MÍDIA?!?!?! Se essa porra fosse verdade estaria nos jornais e na TV!].
Além disso não tem data ou nomes das pessoas que pegaram a doença. Não tem nada no email! Mas a gente acredita.
Nós temos que tomar muito cuidado, pois se trata de uma doença muito perigosa. Pelo que eu andei lendo na Wikipedia, a doença pode ser transmitida por picada do barbeiro ou via oral nos casos em que o alimento é triturado junto com o animal e você acaba ingerindo as fezes junto. Principalmente caldo de cana e açaí.
No email ainda mandam colocar 3 gotas de vinagre na água do feijão. Mas pensem bem... se existe um protozoário capaz de sobreviver ao processo de cozimento do feijão, estamos reamente fudidos! Água escaldante pode, mas 3 gotinhas de vinagre... deve ser tipo kryptonita pra esse bicho.
4 comentários:
Antes de sair falando um monte de besteira lê isso http://www.proac.uff.br/visa/sites/default/files/guia_doenca_chagas_2009.pdf
Faço parte de uma pesquisa para tratamento de doença de chagas na fiocruz e a transmissão oral é SIM possivel. Espero que vc faça um post escrevendo a verdade. Grato.
É sabido que a transmissão via oral é possível (como exemplo recente temos o caso do caldo de cana), o autor do blog não escreveu nada contrário a isso.
O autor do blog apenas mostrou as inconsistências do hoax.
Assim, antes de sair escrevendo um monte de besteira, entenda aquilo que leu.
E a propósito, o guia sobre a doença de Chagas que você citou não menciona feijão.
Na realidade, o seu guia sobre a doença de Chagas desfere o golpe fatal no hoax. Segundo ele a transmissão da doença de Chagas "pode ocorrer por meio da ingestão de carne crua ou mal cozida de caça", daí depreende-se que o email original é um hoax uma vez que parte do preparo, habitual, do feijão é um tempo prolongado de cozimento.
Postar um comentário