quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Lost - 4ª temporada [novo episídio]


Primeiras fotos do cargueiro e sua tripulação no quinto episódio da quarta temporada de Lost [The Constant].

"The Constant" será exibido nos EUA nesta quinta-feira 28.02.2008

A quarta temporada começa aqui no Brasil na semana que vem, 3 de março [segunda-feira] pelo AXN.














Trailer do episódio

Senhores do Crime



Ontem fui ver Senhores do Crime. Pensei que nem ia conseguir ver, porque atrás de mim estava uma mulher beirando os 60 anos com as patas nas poltronas da frente e fazendo um barulho esquisito, que eu juro por deus, eu não faço a menor idéia de como ela fez ou por que orifício estava saindo. Não demorou muito para passar um casal perto de mim [pouco ates de começarem os trailers] que parecia procurar alguém. A velha deu um grito e eles acenaram pra ela. Era a família

A mulher, que era filha dela, não calava a porcaria da boca resmungoando e fazendo aqueles comentários inúteis e ridículos que ninguém quer ouvir mas ela faz questão de falar. Fora o maridinho dela que resolveu atender o celular nos créditos iniciais...

O filme começou e eu já estava quase indo lá pra frente para não ter que aturar a falta de educação daquele bando que deve ter fugido de algum buraco pra infernizar a vida dos outros quando felizmente [hahaha \o/] a filha começou a passar mal! Ela estava enjoada, e depois das primeiras cenas de Senhores do Crime ela piorou. Eu não sou um cara que não liga para os outros, mas naquele momento, com aquele tipo de gente atrás da minha poltrona, eu só estava preocupado se aquela coisa inconveniente ia vomitar na minha nuca. Mas a troglodita-mãe resolveu leva-la ao banheiro e ficou lá tempo suficiente para eu achar que a filha tinha morrido de tanto vomitar [minha cara de preocupação -> :-)].

Depois disso a mãe do bando só apareceu na entrada da sala e GRITOU [pra não dizer “mugiu”] o nome do genro [que eu não entendi, pois estava em dialeto rupestre], que reconhecendo o seu chamado, seguiu a matriarca de volta à gruta de onde nunca deveriam ter saído.

Isso tudo levou uns 15 ou 20 minutos, mas pareceu uma eternidade. Felizmente depois disso o filme seguiu em paz... (y)


******************


Filme de David Cronenberg
deu a Viggo Mortensen
merecida indicação ao Oscar


Com exceção de uma extraordinária e já famosa cena de luta em uma sauna, Senhores do Crime [Eastern Promises], de David Cronenberg, evita grandes catarses. O filme está no espectro oposto dos gozos de sangue de Crash - Estranhos Prazeres e Marcas da Violência: a cena de catarse se intensifica enquanto o resto do filme repousa numa espécie de suspensão etérea.

Ainda que seja rico em significados, Senhores do Crime é um filme algo fugaz.

Fugaz porque, antes de mais nada, trata de uma história escusa que não diz respeito a ninguém. Enfermeira em um hospital inglês, Anna [Naomi Watts] acolhe o bebê de uma misteriosa jovem russa que morreu no parto. Junto com o bebê, um diário, que contém segredos da máfia russa em Londres. Anna procura os russos para dar um destino seguro ao bebê, mas periga perder a vida porque se intrometeu no assunto dos outros.



O capanga russo encarregado de cuidar de Anna, Nikolai [Viggo Mortensen], é a personificação do fugaz. Fala mansamente sempre olhando para os lados, age e move-se de forma econômica, responde a ordens com uma submissão lenta. A trama de Senhores do Crime se põe em movimento, principalmente, porque a aflita Anna e o sólido Nikolai são completos opostos. E os opostos... Você sabe.



Mas não se preocupe que o roteiro do filme, escrito por Steve Knight [Coisas belas e sujas], está longe de ser uma melosidade - ao contrário do que o trabalho prévio de Knight poderia sugerir. Cronenberg se apossa da premissa para, mais uma vez, tratar dos temas que o assolam, como a questão do corpo e da identidade, ou, mais exatamente, da identidade como uma questão de corpo.



Tatuagens, atos sexuais, nus e o balé rijo de Mortensen - indicado muito justamente ao Oscar de melhor ator - são as expressões dessa identidade contida no corpo. Aos poucos em Senhores do Crime vamos descobrindo que a trama não se concentra em Anna, e sim em Nikolai, especificamente no trajeto que levará o russo a ter seus méritos reconhecidos dentro da organização para que trabalha.



Se o longa parece fugaz, talvez seja pela "insistência" do espectador em acompanhar a subtrama de Anna a que fomos apresentados no começo, subtrama acima de tudo efêmera perto do que Cronenberg reserva a Nikolai. Digamos que a efemeridade não é um defeito de Senhores do Crime, mas uma contra-indicação.


Trailer


Um exemplar de Milhafre Real voa nos arredores de Lewknor no Reino Unido




Segunda, 25 de fevereiro de 2008
Sociedade festeja reintrodução de ave na Inglaterra.

Um exemplar de Milhafre Real (Milvus milvus) voa nos arredores de Lewknor. A espécie, que chegou a ser considerada extinta na Inglaterra e na Escócia, conta com mais de 200 pares após ser reintroduzida na região.


Uma ave considerada extinta na Inglaterra no século XIX, o Milhafre Real (Milvus milvus), foi reintroduzida no país com sucesso, informou nesta segunda-feira a Sociedade Real de Proteção aos Pássaros [RSPB].


Segundo a RSPB, nas últimas duas décadas foram inseridos mais de 200 pares da espécie na Grã-Bretanha. Nesta segunda, exemplares da ave foram vistos voando nos arredores de Lewknor, no sul da Inglaterra.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal



"Meu corpo está bem. Isso realmente não foi um problema."
Harrison Ford, aos 65 anos.


É isso aí, o cara do chicote está finalmente de volta!
Este é o quarto filme dessas trilogias que nunca param no terceiro.
O trailer oficial foi divulgado na semana passada e parece que Steven Spielberg conseguiu reproduzir com perfeição o humor e a aventura de uma das melhores séries do cinema.



O trailer abre relembrando os feitos passados de Indiana Jones:

"Ele protegeu os poderes vindos de Deus."

"Ele salvou o berço da civilização."

"Ele triunfou sobre os exércitos do mal..."

"Em 22 de maio, a aventura continua!"


Então segue com a inconfundível silhueta de Jones. Mostra uma porradaria contra os russos no depósito da Arca da Aliança, uma caixa onde se pode ler "Roswell, Novo México" e passa por cenas em um templo na América Central. São mostrados personagens antigos e já conhecidos e novos [incluindo a Agente Spalko de Cate Blanchett e Mutt, vivido por Shia LaBeouf].
E o diálogo final é foda:
"Você não era professor?", pergunta Mutt. "Meio-período", responde Indy.



Trailer Oficial
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal



Sobre o trailer, o fórum do site CHUD atentou para uma mudança nas versões dos Estados Unidos e a internacional. Talvez por pedido da MPAA [órgão que regulamenta o cinema nos EUA – e que coloca aquele numerozinho no final dos créditos – exemplo abaixo] as armas dos soviéticos foram removidas por lá. Só que elas aparecem no trailer europeu...

Filme: 300




Pequena entrevista com Harrison Ford:

Normalmente Harrison Ford não gosta muito de dar entrevistas, mas falou ao jornal USA Today que sempre teve um antigo sonho e que se tornou realidade: a sua volta à série Indiana Jones.


"Meu corpo está bem. Isso realmente não foi um problema", disse Ford com seus 65 anos. "Já venho me preparando e esperando que fizéssemos esse filme pelos últimos 15 anos. Eu meio que mantive o personagem quente na minha cabeça. Embora seja o primeiro Indy em 18 anos, foi só vestir aquela roupa para relembrar todos os momentos que já passei com ela".

"Eu provavelmente fiz mais coisas neste filme do que nos anteriores, porque houve avanços na área da tecnologia das cenas de ação. Mas o estilo do filme está mais em contato com o fim dos anos 50 do que com 2007. Só posso dizer que fiquei feliz de voltar a esse estilo de filmagem", completou.

O filme tem sua estréia mundial no dia 22 de maio.



Lobos cinzentos devem sair da lista de ameaçados


Foto do Departamento de Pesca, Vida Selvagem e Parques de Montana mostra um lobo cinzento nas proximidades da cidade de Troy.


Os lobos cinzentos que habitam a região de Northern Rockies, no Estado americano do Alasca, devem ser retirados da lista de espécies em extinção, depois de 13 anos de esforços para aumentar a população do animal, informou a agência AP.
Atualmente há cerca de 1,5 mil lobos vivendo nos Estados americanos de Idaho, Montana e Wyoming. O número representa uma boa recuperação para um predador que foi praticamente exterminado fora do Alasca no início do século XX.

Os lobos cinzentos de Northern Rocky Mountains estão se recuperando e logo não precisarão de proteção, disse Lynn Scarlett, representante da região e uma das responsáveis pela lista de animais ameaçados de extinção.

Desde que começaram, na metade da década de 90, os esforços para proteger a espécie não estão sendo muito populares entre fazendeiros de três Estados. Ainda hoje muitos líderes regionais querem que a população de lobos diminua.

Esses Estados estão planejando permitir a caça ao animal o mais breve possível. Isso está revoltando os grupos de proteção ao meio ambiente, que vêm afirmando que ainda é muito cedo para retirar a espécie da lista de animais ameaçados.

Descoberta espécie de peixe em mina de urânio



Terça, 26 de fevereiro de 2008.

Descoberta espécie de peixe em mina de urânio.

Cientistas australianos anunciaram hoje a descoberta de uma nova espécie de peixe de água doce, que foi vista pela primeira vez há duas décadas nadando em uma mina de urânio, informa a agência Reuters.

A espécie de carpa, batizada de Hypseleotris barrawayi, foi encontrada por um biólogo em 1988 dentro de um poço de urânio do Parque Nacional Kakadu, no Território Setentrional, norte da Austrália.

Helen Larson, pesquisadora de um museu da região, explicou que "o animal se difere das outras carpas porque possui possui barras verticais no corpo e as barbatanas dorsais têm listras horizontais com as cores azul, preta e vermelha". Além disso, o peixe tem listras com manchas escuras na cauda e uma linha preta na base peitoral.

Segundo ela, o peixe habitava as regiões mais profundas do rio Katherine, mas provavelmente foi carregado pela correnteza até os poços de urânio durante as chuvas de monções.

Um programa de reprodução teve início na tentativa de garantir a sobrevivência dos exemplares menores que, quando chegam na fase adulta, podem medir o tamanho de um dedo polegar humano.

Para Dave Wilson, um pescador local, "o Barraway é um peixe pequeno, raro e muito atraente para se criar em aquários". De acordo com ele, é muito difícil reproduzí-lo em cativeiro, já que durante sua fase inicial de vida necessita de um determinado tipo de movimento para aprender a se alimentar.

O programa de reprodução poderá ajudar na conservação da espécie e facilitar a criação em cativeiro.

Uma rara baleia cinza é vista nadando nas proximidades da ilha Sakhalin.



Rússia, 14.01.2008

As imagens foram obtidas pelo Instituto de Investigação de Cetáceos, que tem sede na Coréia do Sul.


Todos os anos, especialistas observam os movimentos das baleias cinza na região.

Será que esse dá certo???



Depois de fazer porcarias como A Vila e A Dama da Água, M. Night Shyamalan tenta outra vez com um filme sobre fim dos tempos... O diretor indiano tenta criar outro hit, desta vez com a produção The Happening, uma crônica sobre a revolta da natureza contra os humanos.

A história começa em um dia comum, quando trabalhadores e estudantes ocupam as ruas de uma cidade dos Estados Unidos. Misteriosamente, operários começam a se suicidar em grupos, ao mesmo tempo em que outras mortes sucessivas ocupam os noticiários.

Para os personagens do filme, entre eles um pai de família interpretado por Mark Wahlberg, a Terra passa por um "Acontecimento", mas ninguém sabe do que se trata realmente. Tudo indica que a natureza resolveu mostrar sua fúria depois de anos em que foi prejudicada para suprir as necessidades humanas.

O mistério, muito característico nos filmes de Shyamalan, é carro-forte para atrair a platéia aos cinemas e segue de estratégia até sua estréia. Resta saber se o trabalho vai decepcionar ou dividir a opinião dos fãs, como aconteceu com A Vila. [Aquele final foi ridículo. Se fosse pra fazer tanto suspense para um final idiota daquele era melhor ele não ter feito filme nenhum!]

Desde que conquistou platéias com o suspense O Sexo Sentido, Shyamalan tenta emplacar outros filmes no mesmo estilo, como Sinais e Corpo Fechado, mas nenhum deles obteve a mesma repercussão do original.

O cineasta tem contrato com a Touchstone Pictures, por quem deve produzir mais dois filmes.

The Happening estréia nos cinemas brasileiros em 20 de junho.


Trailer

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Sawyer



Fim de semana passado comprei e vi toda a terceira temporada de Lost dublada. Estava curioso, pois tinha ouvido no Blog do Guilherme Briggs uma entrevista em que o dublador Élcio Sodré [para quem não conhece pelo nome, ele fazia a voz do Sayid nas duas primeiras temporadas] estava falando super mal do novo dublador do Sawyer e falando um monte de coisas nada a ver.

Achei de uma falta de educação muito grande e de uma falta de profissionalismo enorme da parte dele.

Mas a minha surpresa foi quando eu comecei a ver o terceiro episódio [porque até aí parecia a mesma dublagem das outras temporadas]....
Sinceramente, quando eu ouvi a entrevista, pensei que a dublagem pudesse estar ruim ou o novo dublador estivesse exagerando em alguma coisa. Estava mesmo esperando pelo pior. Mas quando o Sawyer começa a falar... porra, era o Guilherme!

E o Élcio falando que ele deixou de ser irônico e tirador de sarro para virar um malandro de morro!! Eu já tava esperando algo do tipo “Sawyer é o caralho! Meu nome é Zé Pequeno, porra!!” ou a mudança de “Sardenta” pra “Cocota”...

Josh Holloway fez um personagem e quando dublaram em SP acabou ficando muito galãzinho pro meu gosto [o outro ator era bom, mas não era um “Sawyer”].
Eu achei a versão do Guilherme muito melhor e muito mais de acordo do que a da outra. Principalmente quando ele fica nervoso ou tá sacaniando alguém. O Guilherme está de parabéns e não merecia mesmo esse tipo de comentário.

E o que me espanta é o Élcio Sodré ficar falando desse jeito do trabalho dos outros. Eu não queria falar isso aqui, mas o que eu sempre comentei com meus amigos desde que comecei a ver Lost dublado foi a de que a única voz que me incomodava muito ali era a do Sayid! Quem começou a ver pelo AXN e depois vê a versão dublada percebe isso.
[Ele é ruim? NÃO! Mijo de rir com ele dublando o John Leguizamo. Mas ele não é nenhum Sayid...]

E malandro de morro é a véia!

¬¬



Liga da Justiça: A Nova Fronteira




Estou enrolando desde o ano passado com os dois volumes de A Nova Fronteira, mas finalmente encontrei tempo para ler [mentira]. Ainda nem comecei direito, mas me parece umas das melhores histórias da Liga que eu já vi. Darwyn Cooke se superou!

Acabou a Segunda Grande Guerra. O nazismo e o fascismo foram derrubados. Duas potências emergem no novo cenário: de um lado o capitalismo norte-americano, do outro o socialismo soviético. Começam a Guerra Fria e a Corrida Espacial.

A intolerância e uma onda de moralismo tomam conta da sociedade. O governo dos Estados Unidos chega a determinar a todos os vigilantes que revelem suas identidades ou serão considerados fora-da-lei. Neste cenário de paranóia, que caminhos os super-heróis devem trilhar?

A Nova Fronteira é basicamente um épico sobre o surgimento da Liga da Justiça durante a transição da Era de Ouro para a Era de Prata. A premissa é simples [um grande perigo se aproxima, obrigando os heróis a unir forças contra algo que sozinho nenhum deles seria capaz de dar conta], mas na execução e nas entrelinhas se encontra uma riqueza rara. Trata-se de um dos materiais mais soberbos no gênero desde O Reino do Amanhã.

A Nova Fronteira é uma história que funciona em vários níveis, dependendo do leitor. Como o próprio autor assina no ótimo posfácio da edição: "(...) pode ser uma declaração de amor a uma era passada ou uma reflexão alegórica sobre inquietações contemporâneas. Grandes embates com monstros gigantes ou dramas complexos centralizados em personagens históricos."




Sábado passado eu passei na Gibimania [Tijuca – RJ] com o Thompson e vi um dos bonecos da série. Era o Lanterna Verde. Eles estão perfeitos. Se eu tivesse grana sobrando eu compraria, começando pelo Azulão, é claro. =P [e meu aniversário é dia 27 de março hahaha].








A animação de A Nova Fronteira foi escrita e produzida por Stan Berkowitz [que fez diversos episódios das séries animadas Batman do Futuro, Liga da Justiça e Superman] e teve direção de Bruce Timm que dispensa comentários.

Assim como nos quadrinhos, a história traz os heróis durante a Era de Prata [anos 50 e 60]. Nas vozes originai estão:

Kyle MacLachlan - Superman
LUCY LAWLESS, a Xena - Mulher-Maravilha
David Boreanaz, o vampiro Angel - Lanterna Verde [Hal Jordan]
Neil Patrick Harris Flash [Barry Allen]
Jeremy Sisto - Batman




Um amigo meu já baixou da net e disse que a versão animada está ótima. Estou louco para ver como está, mas sinceramente prefiro esperar a versão dublada que felizmente está do jeito que eu esperava!

Superman – Gilherme Briggs \o/
Batman - Márcio Seixas
Mulher-Maravilha - Priscila Amorim

Flash - Ettore Zuim
Lanterna Verde - Philippe Maia
John Jones - Dário de Castro

Direção: Marisa Leal [Cinevídeo]




Agora é só esperar a Warner lançar em DVD [isso se o Cartoon não exibir antes].



TRAILER



Essa tinha que ter =P

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ursa abandonada...


Ainda sem nome, ursinha abandonada recebe afagos de criador no zôo de Nuremberg.


O animal, que já está com 2,27 kg, tem de ser alimentado a cada três horas.


Segundo a imprensa alemã, a ursinha abandonada deve ser a "companheira" de Knut.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

The Machine Girl



Quem não se lembra de Evil Dead com aquele cara de pau do Bruce Campbell que substituiu a mão que ele mesmo cortou por uma serra elétrica?

Pois é, agora é a vez de “The Machine Girl”. Uma jovem estudante japonesa tem sua vida destruída quando seu irmão é morto e seu braço esquerdo é cortado [muito boa a cena] por uma família Ninja da Yakuza. Acho que até estupram a guria [ou pelo menos tentam].
Depois disso ele fica puta da vida, coloca uma metralhadora rotativa acoplada ao cotoco do braço e vai atrás de vingança.


O filme promete muita pancadaria, ninjas, sushi de dedos, serras elétricas, guilhotinas voadoras, mutilação e principalmente sangue... muito sangue... litros e litros jorrando!

The Machine Girl sai esse ano e para quem gosta do estilo japonês exagerado que inspirou Kill Bill, vale a pena dar uma olhada. Se não der para levar a sério, pelo menos esse filme garante boas risadas.


Trailer:

chegando...









segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mais um dia, mas um pesadelo...




Uma festa de inauguração de um píer enorme.
Eu voltando pra você, andando no meio da multidão, com cerveja pra dois, o sol no rosto e sentindo o cheiro do mar...
Tudo certo.
Tudo como deveria ser...
Te vejo de longe.
Você me vê e sorri pra mim.
Seu sorriso faz aparecer outro no meu rosto...

Mas antes de chegar perto o bastante, tudo estremece...

Eu paro.

Sinto o que vai acontecer.
Eu SEI o que vai acontecer.

O mar começa a invadir o píer e molhar meus pés...
Largo as cervejas e corro o mais rápido que posso na sua direção...
Não consigo chegar a tempo...
Sinto uma pressão estranha embaixo dos meus pés.

Olho pra eles.
Olho pra você.

Grito o seu nome, mas ele é abafado por um som tão alto que fico completamente surdo...
E tudo vai pelos ares.
Tudo...

TUDO!

Vejo minha vida voltando até esse ponto de merda em que ela se encontra.
Vejo cada momento se desfazendo.
Cada um deles...

Acordo suando e com o coração disparado.
Batendo na garganta.

Não durmo mais.



Sem música hoje... só o silencio e o vazio...
É assim que é... é assim que as coisas são...


domingo, 17 de fevereiro de 2008

Planeta Diário



Prédio é implodido em menos de 5 segundos em SP

Brasil - 10h43 - Prédio de 16 andares é implodido na região de Pinheiros, em São Paulo. Foram usados 175 kg de explosivos e o imóvel caiu em menos de 5 segundos. O edifício foi destruído porque o novo proprietário quer construir outro imóvel no mesmo local.

Um prédio de 16 andares foi implodido, na manhã deste domingo, no bairro Brooklin, em São Paulo. Foram usados 175 kg de explosivos e o imóvel caiu em menos de 5 segundos.

O edifício fica na avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, na altura do número 1.400. Sem abalo nas estruturas, o prédio foi destruído porque foi vendido e o novo proprietário quer construir outro imóvel no mesmo local.

O barulho da implosão pode ser escutado a três quadras do local. A Defesa Civil isolou uma área de 150 m na região do prédio.



SP - Brasil: Comerciante e moradora recorrem ao PCC.
Cansado de ver sua mercearia furtada três vezes em dois meses, o comerciante A. P. R, 56 anos, de Araçatuba, desistiu de procurar a polícia e chamou o ladrão. Na semana passada, ele conversou com um jovem que freqüenta o bairro e um dia depois, recebeu de volta o rádio-relógio, a TV, R$ 89,00 e a porção de mercadorias furtada do seu estabelecimento.

"Das outras vezes a polícia não conseguiu reaver nada", disse ele. "Eu nem ia à polícia, mas lembrei que da outra vez, esse rapaz me disse que se eu quisesse, ele poderia me ajudar. Eu aceitei", contou o comerciante. Segundo a PM, o rapaz que ajudou o comerciante já foi preso por uso de entorpecente e é suspeito de traficar drogas no bairro. O comerciante disse desconhecer a atividade do jovem que o ajudou.
"Nos bairros onde há o domínio dos traficantes, eles não querem a polícia nem a revolta dos moradores, porque senão o tráfico não rende o dinheiro esperado. Por isso é comum eles se fecharem com os moradores, mas isso acontece até mesmo sem ser o PCC", disse o delegado Antonio Mestre Filho, diretor regional do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-5).
Numa outra cidade, de 30 mil habitantes, no oeste de São Paulo, os militantes do PCC decidiram socorrer a moradora de um bairro que teve a casa furtada. "Ela nos contou que tinha sido furtada e decidimos ajudá-la", conta C. M. O., 26 anos, que atua como "disciplina" na cidade. "Disciplina" é um coordenador do PCC encarregado de cuidar das tarefas da facção, como tráfico, recolhimento do dízimo e, como o próprio nome diz, da disciplina dos "irmãos", como são chamados os militantes da facção (PCC).
"Recuperamos tudo para ela e ela até queria nos pagar, mas não aceitamos", conta C.M.O. Para ele, "os moradores procuram o 'partido' porque não acreditam que a polícia possa ajudar", diz. Segundo ele, a moradora chegou a procurar a polícia, que não encontrou os autores do furto.
"Nós o encontramos e demos advertência para o moleque, para ele nunca mais ir ao bairro, pois atrapalha nossos negócios, atrai a polícia; da próxima vez, damos um corretivo nele", contou.

Chico Siqueira
Direto de Araçatuba para o Planeta Diário.


[Só uma coisa...]
Uma vez eu li em uma minissérie da DC Comics chamada “Crise Infinita: Vilões Unidos” que os bandidos estavam formando uma “sociedade” só deles. E um desses bandidos ameaçou o diretor de uma prisão e o forçou a solta-lo [ele saiu pela porta da frente]. Antes de sair, o bandido disse: “Sabe qual é a diferença do meu pessoal para o seu? É que o meu pessoal não tem um lugar para trancar o seu quando vocês pisam na bola com a gente.”
Depois de ler essa notícia [que não é novidade nem em SP nem aqui no RJ] dá para perceber a merda que está se formando.
Como disse o chefe de polícia da RJ uma vez, “Se eles quiserem descer do morro, eles tomam tudo aqui embaixo.”




Dinamarca - 13h22


Colégio de Copenhague é alvo de incêndio provocado por jovens. Uma onda de ataques a prédios públicos começou no país após a republicação das charges do profeta Maomé.



Alemanha - 12h32


O prédio de uma seguradora é implodido na cidade de Dortmund. A explosão do imóvel foi controlada.



Kosovo - 12h07
Parlamento aprova independência de Kosovo


O primeiro-ministro Hashim Thaci (terceiro à direita) lê discurso durante sessão especial do Parlamento que declarou a independência do país, na capital Pristina. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo", afirmou Thaci.

O Parlamento de Kosovo aprovou a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro Hashim Thaci durante uma sessão especial neste domingo na capital, Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.

Durante a sessão, o primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, afirmou que"muitas pessoas se sacrificaram para que a independência se tornasse realidade e esperamos por este dia durante muito tempo". "Kosovo é independente, soberano e livre", disse Thaci. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo".
Ele garantiu que o país irá obedecer aos preceitos da ONU (Organização das Nações Unidas) e das leis internacionais e pediu o reconhecimento da comunidade internacional.
O premier afirmou ainda que a nova república terá boas relações com a Sérvia. Thaci assegurou que os direitos da minoria sérvia serão respeitados com a independência. "Todas as comunidades terão um papel importante na construção da nação, não há lugar para medo e discriminação em Kosovo. Qualquer ato de discriminação, principalmente contra as minorias, será removido das nossas instituições e do nosso Estado".
Milhares de kosovares saíram às ruas para comemorar o anúncio da independência do país. O governo preparou shows para a população e oito toneladas de fogos de artifício serão usadas nas celebrações. Thaci vinha dando indicações de que a independência seria declarada neste final de semana e milhares de kosovares de origem albanesa já comemoravam a decisão desde a madrugada.
Quando assumiu o poder, em dezembro passado, Thaci, ex-guerrilheiro que lutou contra a Sérvia entre 1998 e 1999, afirmou que a independência da província seria uma das primeiras medidas do seu governo.

Opositores
Os governos da Sérvia e da Rússia já haviam afirmado que não reconheceriam a independência de Kosovo. No juramento de posse para o segundo mandato no cargo, o presidente eleito da Sérvia, Boris Tadic, prometeu nunca desistir da luta pela província, considerada o coração religioso e cultural do país.
A declaração foi reforçada por outra, do primeiro-ministro Vojislav Kostunica. Ele pediu aos sérvios que vivem em Kosovo que não abandonem o território e disse que eles têm o direito de ignorar qualquer proclamação de independência.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que seria ilegal e imoral a comunidade internacional reconhecer a independência da província. Além da Rússia e da Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro também são contra a independência.

Bálcãs
A população dos Bálcãs está acompanhando de perto os eventos no Kosovo e as consequências que a independência da província poderá trazer para a região. A Albânia e a Eslovênia devem ser os primeiros países a reconhecerem a independência.
Já a Macedônia e a Bósnia devem hesitar em reconhecer a ruptura, pois também sofrem com problemas de separatismo étnico.

BBC Brasil



Itália - 10h10


Modelo desfila em passarela coberta com neve artificial durante apresentação da coleção outono/inverno da grife Blugirl, em Milão. [Se ela tivesse escorregado isso seria mais interessante.]



Suíça - 9h16


Modelos usam casacos de pele e vestidos curtos para promover marca russa de vodka antes de corridas de cavalo na neve, em St. Moritz.



Afeganistão - 7h44
Explosão mata ao menos 80 pessoas no Afeganistão


Policiais inspecionam área de atentado realizado durante uma rinha de cachorros que provocou a morte de pelo menos 80 espectadores das disputas, na localidade de Kandahar. A bomba explodiu em meio ao público.

Uma bomba explodiu enquanto uma multidão estava reunida para assistir a uma luta de cachorros na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, neste sábado. Segundo as autoridades afegãs, o incidente deixou pelo menos 80 mortos e dezenas de feridos, entre eles um chefe da polícia local e oficiais do governo.

O prefeito da província de Kandahar, Asadullah Khalid, afirmou que suspeita que o ataque tenha sido um atentado suicida e responsabilizou o Talebã. Segundo ele, este teria sido o atentado mais violento praticado pelo grupo no Afeganistão desde a queda do regime do Talebã, em 2001.

Na semana passada, o prefeito da província de Kandahar sobreviveu a uma explosão contra sua vida. Um porta-voz do ministério do Interior não confirmou que a explosão seria um atentado. Ele afirmou que "se trata de uma bomba, mas não sabemos se foi um ataque suicida".

Talebã
De acordo com um correspondente da BBC em Cabul, Jon Brain, o ataque deste domingo tem todas as características dos insurgentes do Talebã. Ele afirma que os insurgentes têm uma presença significativa na região do ataque, onde realizam vários atentados suicidas e causam explosões nas estradas.

Os insurgentes afirmam que conseguem operar livremente em todo país e que expandiram sua área de controle inicial na terra natal, ao sul do Afeganistão.

Em junho passado, um porta-voz do Talebã, Zabiyullah Mujahed, disse em entrevista à BBC que o grupo estaria modificando suas táticas no Afeganistão para aumentar o número de ataques na capital, Cabul. Em 2007, a violência no país atingiu o nível máximo desde a queda do Talebã.

BBC Brasil



Coréia do Sul - 7h21


A medalhista de ouro, a japonesa Mao Asada, faz sua apresentação durante o Campeonato Internacional de Patinação entre Continentes, em Goyang, oeste de Seul. [Boa foto, ângulo errado.]



Japão - 8h12


Macaco-japonês brinca com filhote em águas termais na localidade de Jigokudani. Os animais procuram as fontes para escapar do frio rigoroso.



Iraque - 8h43


Um homem empurra o seu carro após ele ser danificado durante um atentado suicida em Bagdá. Pelo menos três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas quando uma mulher acionou uma bomba no distrito central de Karrada.



Paquistão - 6h37


A polícia inspeciona os destroços de um ônibus na província de Punjab. O ônibus de passageiro desviou para fora de uma ponte durante uma ultrapassagem. Quatorze pessoas morreram e 31 ficaram feridas.



Nova Zelândia - 6h15


A equipe de resgate analisa os destroços de uma aeronave de Cessna após ter se chocado, no ar, com um helicóptero próximo ao aeroporto de Paraparaumu, em Galocha, na Nova Zelândia. Duas pessoas morreram durante a colisão. Após o choque, o helicóptero bateu no telhado de uma loja de ferramentas.



Coréia do Norte - 2h49


Um sul-coreano participa da primiera competição de trenó canino em Monte Kumgang, na Coréia do Note. Aproximadamente 35 equipes estão inscritas na disputa. Os corredores precisaram instalar rodas em seus trenós devido a falta de neve na região. A disputa tem como paisagem a cordilheira de Diamante.



Estados Unidos - 1h37


Dwight Howard, jogador do Orlando Magic, comemora vestido de Superman após vencer a competição Slam Dunk no All-Star Game da NBA, em Nova Orleans, Louisiana.



Japão - 0h13


Mais de 30 mil competidores lotam a pista de corrida em frente ao Escritório Metropolitano do Governo em Tóquio para a largada da Maratona 2008.



Ciência: Planta carnívora pode ser também medicinal.
Pesquisadores descobriram nas plantas carnívoras enzimas que podem ser úteis no controle de infecções.



As plantas carnívoras não são os primeiros organismos que vêm à mente em termos de pesquisa para produtos médicos. Mas, em uma empreitada que se assemelha à ficção científica, pesquisadores estão descobrindo nos fluidos digestivos das plantas carnívoras angiospérmicas enzimas que podem se provar úteis no controle de infecções.
A maioria das plantas sustenta o próprio crescimento absorvendo nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio do solo. Mas para aquelas que têm o azar de viver em regiões nas quais faltam esses nutrientes ao solo, arranjos alternativos se desenvolveram - como a presença de órgãos capazes de apanhar, matar e digerir insetos.

Alguns desses órgãos se desenvolvem em forma de bocas espinhentas que se fecham em torno de insetos desprevenidos que pousem nas plantas. Algumas se desenvolvem como folhas aparentemente normais recobertas de uma gosma, que funciona mais ou menos como o papel pega-mosca.

Ainda outras, como no caso das estruturas apresentadas pela planta Nepenthes alata, são como que jarras escorregadias que funcionam como mundéus, ou armadilhas de caça. A Nepenthes alata usa uma combinação de cores brilhantes e um aroma adocicado com o objetivo de atrair insetos para dentro de sua "jarra", cujas paredes escorregadias e fossa interior repleta de um fluido ácido aprisionam e matam as vítimas.

Pesquisadores há muito imaginavam que o fluido contido na porção inferior da armadilha contivesse enzimas digestivas. Pesquisas anteriores confirmaram a suposição, mas ninguém sabia exatamente de que enzimas se tratava. "A digestão das plantas dessa ordem vem sendo ativamente estudada há mais de 150 anos, e ainda não sabemos como ela funciona (porque) se trata de um processo altamente complexo", afirmou Chris Frazier, da Universidade do Novo México em Albuquerque.

Agora, Naoya Hatano, do Instituto Harima, em Riken, e Tatsuro Hamada, da Universidade da Prefeitura de Ishikawa, no Japão, identificaram sete proteínas no fluido da planta carnívora. As planas carnívoras eram cultivadas em seus laboratórios, e eles recolhiam os fluidos de plantas recém-abertas para impedir contaminação pelos insetos que elas capturam.

Os cientistas utilizaram uma eletroforese com gel de poliacrilamida para separar as proteínas, e um espectrômetro de massa para identificar que espécie de enzima essas proteínas tinham mais probabilidade de constituir.

Algumas das enzimas que encontraram eram pouco familiares. Eles então realizaram buscas em bancos de dados de proteínas para localizar enzimas com estruturas semelhantes, e perceberam que algumas delas provavelmente não tinham qualquer função digestiva.

Proteínas protetoras
Hatano e Hamada constataram que, embora três das enzimas parecessem certamente capazes de funcionar como agentes de digestão de insetos, as demais provavelmente desempenhavam um papel na preservação das presas, porque estavam estreitamente relacionadas às enzimas que previnem infecções por fungos e bactérias, em outras plantas. O relatório do trabalho dos pesquisadores foi publicado pelo Journal of Proteome Research.

O conceito de enzimas preservativas como parte dos sucos digestivos pode não fazer sentido à primeira vista, mas essas plantas consomem insetos de maneira muito lenta, de modo que competem com as bactérias que crescem nos insetos e roubam nutrientes às plantas, explicou Hamada. Cobrir a presa com enzimas antibacterianas mantém porção maior do inseto para consumo da planta, que pode aproveitar seus nutrientes mais tarde.

"Essas enzimas poderiam ser úteis na prevenção de infecções por fungos e bactérias", diz Hamada. Mas novas pesquisas são necessárias a fim de determinar como aproveitar plenamente seu potencial na agricultura e medicina, acrescenta o pesquisador.

"Determinar se as bactérias e fungos serão úteis ou prejudiciais à digestão continua incerto", aponta Frazier. Como as bactérias nos intestinos humanos, elas poderiam estar auxiliando o processo digestivo. As novas proteínas talvez sirvam para imitar a atividade microbiana, como sugere Hamada, mas é igualmente possível que tenham alguma outra função que até o momento não foi compreendida, ele aponta.

"Saber que elas estão lá, no entanto, é um grande passo... Precisamos agora descobrir a que função elas servem", acrescenta Frazier.

Matt Kaplan
para o Planeta Diário.




Quando você chega perto, o bicho não tem tantas cabeças quanto você imaginava...